Câmara homenageia socorristas do Samu que participaram buscas em Brumadinho



Os socorristas do Samu Adriano Porfírio Piza, Rogério Pires Fernandes e Victor Hugo Pereira da Cruz foram homenageados com o Brasão do Município e o título do Mérito Comunitário na sessão desta quinta-feira (14) da Câmara de Maringá. A proposta foi do vereador Sidnei Telles.

Adriano, que é enfermeiro, e Rogério, condutor socorrista, integram o Samu Arapongas, e o técnico de enfermagem Victor é do Salvar Maringá. Eles participaram como voluntários no resgate de vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, no mês de janeiro deste ano.

Victor falou em nome de todos os homenageados e agradeceu aos vereadores o reconhecimento. “Agradeço primeiramente a Deus e depois aos vereadores pelo reconhecimento. Nós realizamos o trabalho com muito amor e carinho, nós treinamos para fazer o nosso trabalho com excelência. Nosso trabalho é salvar vidas.”

Ele dedicou a homenagem a todos os que participaram do trabalho. “Nosso trabalho foi em equipe, em parceria todos foram importantes. Dedico e divido a homenagem com todos os que estiveram em Brumadinho.”

O vereador Sidnei Telles relembrou a tragédia e trouxe números atualizados: foram 201 mortos e 107 desaparecidos. Telles contou que a iniciativa para enviar voluntários a Minas foi da coordenação do Samu em Arapongas. “Importante ressaltar que os homenageados foram selecionados por serem altamente preparados e treinados em curso de busca e resgate da Força Aérea Brasileira.”

O vereador contou que os voluntários fizeram atendimentos clínicos, busca e resgate em escombros e matas, auxiliaram na separação de corpos e restos mortais que eram resgatados da lama pelos bombeiros. “Com certeza jamais esquecerão essa experiência de luta e dor”.

Telles finalizou: “O ato de coragem e o amor ao próximo motivou essa homenagem. Que a tragédia de Brumadinho não seja esquecida.”

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››