Maringá conta com 22 pontos para coleta de lâmpadas fluorescentes



Você sabia que Maringá tem 22 pontos para descarte de lâmpadas fluorescentes? Pois é! Tudo para que a destinação do material seja realizada de forma ambientalmente correta. São pontos em supermercados da Rede Cidade Canção, Condor e Muffato, além dos estabelecimentos Fios e Cia Materiais Elétricos, e Depósito Areião. No ano passado, 86,6 mil unidades foram recolhidas no município. Este ano, já foram coletadas 30.582 unidades inservíveis.

A ação tem parceria com a Reciclus, associação que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas fluorescentes. Estes itens, quando não têm mais serventia, devem ser destinados em um desses pontos de coleta. O cuidado para ação se justifica pela presença de mercúrio na composição das lâmpadas. A exposição ao mercúrio está associada a diversos distúrbios neurológicos, prejudiciais à saúde, por isso a importância do descarte correto.

Com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa, o município assinou, no ano passado, convênio com a associação para aumento de pontos de coleta destinados exclusivamente à população, resultante do uso domiciliar. O material é encaminhado para reciclagem para descontaminação do mercúrio, de forma a garantir reaproveitamento de 95% das lâmpadas, reencaminhando o vidro, alumínio e o mercúrio de volta ao mercado. 
Postagem mais antiga ››