Buscar
  • Oséias Miranda

Prêmio que reconhece Maringá como ′Cidade Árvore do Mundo′ é entregue ao prefeito Ulisses Maia

Verde, bela, bem cuidada e, agora, ′Cidade Árvore do Mundo′. Maringá recebeu oficialmente nesta quinta-feira, 22, o título concedido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU) e a Fundação Arbor Day. O prêmio, entregue ao prefeito Ulisses Maia, reconhece o compromisso da gestão municipal com o meio ambiente e o trabalho de diversos servidores no plantio e manejo das 150 mil árvores que encantam e proporcionam qualidade de vida aos maringaenses.

“Essa é uma conquista dos maringaenses e, principalmente, dos nossos servidores, que amam nossa cidade, trabalham diariamente para cuidar das áreas verdes do município e se dedicam na preservação do meio ambiente”, afirmou o prefeito Ulisses Maia. Durante a cerimônia, ele destacou os excelentes indicadores da cidade que consolidam Maringá como uma cidade inteligente, sustentável e voltada às pessoas.

Desde 2017, um terço de toda a arborização urbana recebeu a troca ou manejo. No período, cerca de 10% de todas árvores foram removidas, com mais de 15 mil remoções. Comprometida com o meio ambiente, a gestão municipal garantiu o plantio de novas mudas no lugar das removidas, seguindo orientações do primeiro Plano de Arborização Urbana. Anualmente, o Viveiro Municipal, berço da ′Cidade Árvore do Mundo′, produz mais de 20 mil mudas e garante o verde da cidade.

O certificado foi entregue pelo representante da ONU, o secretário Regional Sul da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Cássio Bruffato. Pela primeira vez na cidade, ele disse estar encantado com a arborização e constatou a efetividade das práticas exitosas da cidade para preservação do meio ambiente. “Minha surpresa foi muito positiva. Esse prêmio é justificado pelo que se vê na cidade, um manejo adequado, correto e com responsabilidade feito pela Prefeitura”, afirmou.

Com o prêmio, Maringá está entre as 138 cidades no mundo reconhecidas pelo título e faz parte do seleto grupo que reúne metrópoles como Paris, Turin, Milão, Madri, Nova Iorque e Toronto. Maringá é a maior ′Cidade Árvore do Mundo′ do Brasil e a segunda da América Latina em quantidade de árvores, além de ser a única reconhecida com o prêmio no Sul do Brasil.

Para o secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas, o título consolida a cidade como referência mundial em arborização. “Hoje é um dia de festa com o recebimento do maior prêmio do mundo de arborização urbana. Esse reconhecimento mundial é importante, mas o que importa ainda mais é o reconhecimento da população dessa grande riqueza natural, que é mantida com tanto orgulho pelos nossos servidores que trabalham incansavelmente.”



  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Banner---970-x-100-px.jpg