Buscar
  • Oséias Miranda

Prefeitura de Maringá inicia programação dos 50 anos da Catedral



A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, deu início às atividades de comemoração aos 50 anos da inauguração da Catedral. Na segunda-feira (14), no Centro de Ação Cultural (CAC), a arquitetura da Catedral foi tema do projeto Patrimônio na Roda, com bate-papo entre o público e o arquiteto Aníbal Verri, cujo mestrado analisou a estrutura da obra.


Arquitetos, historiadores, jornalistas, estudantes e público em geral participaram da ação. O secretário de Cultura de Maringá, Victor Simião, e o gerente de Patrimônio Histórico, Edson Luiz Pereira, estiveram presentes. O diácono Jair Benália também participou, representando o padre Dirceu, pároco da Catedral.


O secretário de Cultura lembrou que o Executivo municipal tem compromisso com a história. Por isso, tem apostado em ações que valorizam o passado.


Além disso, Simião lembrou ser impossível falar de Maringá sem falar de um dos maiores patrimônios históricos da cidade, no caso, a Catedral.


“É por isso que estamos aqui: para dizer que não é possível construir um futuro sem entender o que aconteceu. E se depender do prefeito Ulisses Maia, vamos ampliar ainda mais as discussões históricas e culturais”, disse.

“O Patrimônio na Roda é uma ação que busca valorizar a memória e a história de Maringá”, considerou Pereira. “Por isso é uma satisfação falar sobre a Catedral.”


O diácono Jair Benália parabenizou a Gestão Ulisses Maia por realizar a ação e valorizar a memória. “São 50 anos de Catedral. É muito significativo saber que há interesse em discutir o assunto”, afirmou.


Marco arquitetônico

O arquiteto Aníbal Verri falou sobre a discussão sobre a construção da Catedral, o impacto dela na organização da cidade e o marco arquitetônico da obra. O projeto foi do arquiteto José Augusto Bellucci.


A construção da Catedral começou em 15 de agosto de 1958 e terminou em 10 de maio, informou o responsável pela condução desta edição do projeto Patrimônio na Roda.

1 visualização
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram