Buscar
  • Oséias Miranda

Prefeitura facilita abertura de empresas com novo serviço online



A Prefeitura de Maringá estimula a abertura de empresas na cidade e trabalha para agilizar o atendimento aos contribuintes. Entre as ações está a integração do sistema de abertura de empresas com a Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim). O novo serviço online, apelidado de Empresa Fácil, visa facilitar e agilizar a abertura de empresas. O lançamento será nesta quinta-feira, 6, às 15h, no Auditório Hélio Moreira, anexo ao Paço Municipal, por meio da Secretaria de Fazenda (Sefaz). O evento contará com a participação do prefeito Ulisses Maia, convidados e representantes do segmento contábil.

O novo serviço será unificado com o sistema da Junta Comercial, o que propiciará acesso simplificado, com consulta única, rápida e sem emissão de papel. Com isso, será mais fácil abrir um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), solicitar alvará de funcionamento, realizar consultas na Receita Federal, entre outros serviços.

“A gestão municipal tem iniciativas para facilitar a vida do empresário. Com isso, estamos impulsionando a economia maringaense, abrindo mais empresas, aumentando a arrecadação municipal, gerando emprego e renda”, explica o secretário da Fazenda, Orlando Chiqueto.

No ano passado, 9.488 empresas foram abertas em Maringá, incluindo as cinco categorias (Pessoa Jurídica, Pessoa Física, Microempreendedor Individual (MEI), da Lei de Liberdade Econômica e de autônomos). Até setembro deste ano, já são 7.406 empresas abertas. Todos esses procedimentos e novos empreendimentos serão beneficiados com o novo sistema.

Ampliação - A Prefeitura de Maringá já implantou outros serviços e procedimentos online com o objetivo de agilizar o atendimento ao contribuinte. O Portal da Sefaz tem diversos serviços gratuitos para o contribuinte, como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), Acesso Cidadão, ITBI Online, IPTU, Gerenciamento Eletrônico, entre outros. Também estão disponíveis informações sobre audiências públicas, orçamentos, decretos, impressão de certidões, entre outros.

Clique aqui e confira o Portal da Sefaz .

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Banner---970-x-100-px.jpg