Buscar
  • Oséias Miranda

Prefeitura firma parceria com UEM para planejamento estratégico da arborização urbana


A gestão municipal investe em ações estratégicas para o manejo da arborização urbana. Nesta segunda-feira, 10, o prefeito Ulisses Maia assinou Termo de Cooperação Técnica e firmou parceria entre o município e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) para a realização de estudo referente à probabilidade de queda de árvores em vias públicas durante eventos climáticos. O objetivo é aliar a pesquisa científica, desenvolvida na instituição, com os dados levantados pelo município, para otimizar o serviço de arborização.

O prefeito Ulisses Maia destacou a importância da parceria com a UEM e os diversos convênios firmados pelo município com a instituição. “Trazer a pesquisa e a ciência para nosso trabalho representa mais eficiência nos serviços prestados e, dessa forma, as pessoas percebem como a UEM é importante”, afirmou. Ele também reforçou o planejamento responsável da gestão municipal com a arborização. “Precisamos ter orgulho das nossas árvores. Somos a ′Cidade Árvore do Mundo′ e são nossas áreas verdes que contribuem para a qualidade de vida e os indicadores de destaque que consolidam nossa cidade com a melhor do Brasil para viver”, afirmou o prefeito Ulisses Maia.

Com a parceria, a UEM, por meio de professores do Departamento de Estatística, vai auxiliar na análise dos dados e elaboração de relatórios técnicos sobre a probabilidade de quedas de árvores. Para a realização do levantamento, a Prefeitura, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), vai disponibilizar dados como a data da queda, espécie e a localização de cada árvore que caiu entre novembro de 2015 e setembro de 2019. Além disso, fornecerá informações sobre eventos climáticos, arquivos com o polígono de cada zona da cidade e o número de árvores caídas em cada zona.

A parceria tem duração prevista de 12 meses, mas a expectativa é que os resultados possam ser observados logo no início do projeto. A diretora-presidente do IAM, Juliane Kerkhoff, reforçou que o levantamento vai otimizar o manejo da arborização urbana. “Além do primeiro Plano de Arborização Urbana, desenvolvido pela gestão municipal, teremos esse instrumento importante para executarmos de forma estratégica os serviços de arborização, o que vai otimizar recursos pessoais e financeiros”, disse.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Banner---970-x-100-px.jpg