Buscar
  • Oséias Miranda

Prefeitura realiza limpeza do novo granito dos espelhos d′água da Catedral



A Prefeitura de Maringá realiza manutenção e limpeza constantes nos diversos espaços públicos. Como aconteceu com o novo granito dos espelhos d′água da Catedral, que foi vandalizado com pichações. Após realizar testes com diversos produtos químicos disponíveis no mercado, as secretarias de Obras Públicas (Semop), Mobilidade Urbana (Semob) e Limpeza Urbana (Selurb) realizaram a limpeza da pedra nesta terça-feira, 11, e removeram grande parte dos danos.

O granito é um material poroso e que trata-se de um agregado de pedras. Dessa forma, a tinta penetra, o que dificulta a retirada das marcas e exigiu um trabalho intenso. De forma rápida e ágil, o município encontrou uma ação mais eficiente para remoção das pichações.

A obra de revitalização dos espelhos d′água da Catedral, que inclui trabalhos de drenagem, impermeabilização, trocas de bombas, colocação de novo granito e limpeza, está em fase de finalização.

Vandalismo - Conforme a Lei de Crimes Ambientais 9.605/98, pichar monumentos públicos é crime e prevê multa e detenção. A Prefeitura de Maringá orienta a população a denunciar casos de vandalismo por meio do telefone da Guarda Municipal, 153, ou para a Polícia Militar, no 190.

Além disso, a Guarda Civil Municipal faz rondas constantes na Praça da Catedral e demais espaços públicos da cidade durante todo o dia, reforçando o monitoramento no período noturno. A gestão municipal reforça que há uma câmera de segurança na Praça da Catedral e outras três serão instaladas ainda neste ano, para reforçar o monitoramento no local.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Banner---970-x-100-px.jpg