Buscar
  • Oséias Miranda

Secretaria de Desenvolvimento Econômico participa de reunião com AMUSEP sobre Turismo de Sarandi



Cadastrarem no Mapa Brasileiro de Turismo. Foi o primeiro tema de trabalho da Câmara Técnica do Turismo da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense. O colegiado foi constituído, na última sexta-feira (11), à tarde, durante videoconferência, que reuniu representantes de 22 prefeituras da área de abrangência da Amusep.

O secretário Municipal de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação de Maringá (Siacom), Marcos Cordiolli, destacou o quanto é importante estar integrado no Mapa. “O cadastro é o passaporte para acessar as linhas de crédito e os programas da área desenvolvidos pelos governos do Estado e Federal”, ressaltou. Oportunidades Para o presidente da Amusep, prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo, a criação da Câmara Técnica ocorre em um momento oportuno, quando o setor precisa se reestruturar para a retomada das atividades, no pós-pandemia. “O Turismo é um importante fator de geração de emprego e renda. O papel do colegiado é elaborar políticas públicas e identificar caminhos que levem a novas possibilidades de negócios”, afirmou. Durante o encontro, ficou decidido que haverá uma nova reunião para dar sequência na tramitação das exigências e cumprir os requisitos para se cadastrar no Mapa. Será na próxima semana, com representantes da Rede de Turismo Regional (Retur), responsável por acompanhar o encaminhamento dos documentos. O Mapa é atualizado a cada dois anos. Na fase atual, o prazo vence em 31 de julho. Para integrar o sistema, é necessário ter um órgão de turismo em atividade, conselho municipal funcionando e orçamento próprio. Também deve ter prestadores de serviços registrados no Cadastur, entre outras exigências. Após a constituição da Câmara Técnicas, foram definidos os integrantes do Comitê Gestor. De forma voluntária, ofereceram-se para participar Mateus Girotto, de Floresta; Altino Pires de Araújo Neto, de Lobato; Maikom Everson Parpinelli, de Marialva; Thaíse Bueno, de Maringá; Jhonatan Machado Feitosa, de Santa Fé; e Cinthya Gimemes Lopes e Sara Godoi, de Sarandi. Em seguida, Neto, de Lobato, foi indicado como coordenador. O Comitê Gestor é responsável por definir os detalhes e preparar as reuniões. Colhe as sugestões dos assuntos a serem tratados nos encontros e, quando necessário, convida especialistas ou empresários para falar sobre os temas da pauta.

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Petrobras anuncia aumento nos preços dos combustíveis

A Petrobras anunciou reajuste nos preços da gasolina, diesel e do gás de botijão (GLP) a partir de amanhã (6) para as distribuidoras. Na gasolina, o preço médio por litro sobe 6,32%. Assim, o acumulad

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram