Buscar
  • Oséias Miranda

Viadutos do Contorno Norte recebem as fundações e pré-moldados são produzidos



A Secretaria de Obras de Maringá informa que as obras dos viadutos do Contorno Norte seguem com o cronograma em dia e estão na fase de execução das fundações e produção dos pré-moldados. O trabalho está agora entre as avenidas Franklin Delano Roosevelt e a Guaiapó, onde já foram feitas oito estacas de um lado do viaduto e essa semana começará o serviço do outro lado.

A fundação é a perfuração no solo até atingir a camada de rocha. É uma perfuração revestida onde depois é injetada argamassa, formando a estaca que dá a sustentabilidade do viaduto, podendo receber grandes e pesadas estruturas. Cada viaduto do Contorno Norte receberá oito estacas em cada lado, somando 16 estacas no total. As medidas variam conforme o tipo de obra. Sendo que as estacas do Contorno Norte tem 40 centímetros de diâmetro e podem chegar até a 25 metros de comprimento.

A segunda fase é a produção dos pré-moldados, como vigas e lajes, no pátio da construtora que ganhou a licitação da obra, a Contersolo, de Mandaguaçu. Serão usadas um total de 48 vigas nos oito viadutos, das quais já foram fabricadas seis. Cada viga tem em torno de 40 metros de extensão e pesa 70 toneladas, feita de concreto e ferro. Esse processo entre a produção dos pré-moldados e a realização da fundação leva em torno de seis meses e é feito paralelamente. É feita a fundação num viaduto, depois parte para outro e assim sucessivamente. O começo da montagem dos viadutos deve ser entre novembro e dezembro desse ano.

OBRA - A assinatura da ordem de serviço para os oito viadutos aconteceu no começo de abril. O Investimento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) é de R$ 16,9 milhões, em oito viadutos. Serão contempladas as seguintes avenidas: Mandacaru, São Judas Tadeu, Kakogawa, Tuiuti, Guaiapó, Franklin Delano Roosevelt e na Américo Belay (dois viadutos). A previsão de entrega é no segundo semestre de 2022.

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram